terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Resenha: Selene e o Dragão - Marília G. Barbosa


Título: Selene e o Dragão
Série: A Última Lua Azul (Livro 1)
Autor(a):  Marília G. Barbosa
Editora: PenDragon
Páginas: 300
Ano de lançamento: 2017
Sinopse: "Em meio a uma guerra entre humanos e dragões, Selene foge de uma tragédia que destruiu sua vila e se vê frente a frente com um inimigo de sua espécie: um dragão, caído e vulnerável. Contrariando tudo o que conhecia e ainda com a dor da perda pesando no peito, ela toma uma decisão e usa magia para salvá-lo. Agora, Drake, o dragão, e Selene dão início a uma jornada para reconciliar ambas espécies. Porém, percebem que há muito mais em risco ao receberem uma missão de uma Deusa poderosa e temperamental. Todos têm objetivos ocultos, e o sucesso ou fracasso desta missão pode provocar mais consequências do que se imagina."

Selene é uma jovem órfã que perdeu sua mãe em um ataque de dragões, e seu pai alguns anos depois, após ter se tornado caçador em busca de vingança por sua esposa. Desde então, mora com seus tios em um Vila, mas foi ainda pequena que encontrou um livro de magia e resolveu começar a praticar. Com isso, todos os dias a menina ia para a floresta, onde treinava e praticava longe de olhos curiosos, já que anos antes a magia deixou de fazer parte do mundo dos humanos, feiticeiros desapareceram e livros foram queimados, tornando o exemplar de Selene raridade. 

" Uma vida não é melhor ou mais valiosa do que a outra, essa guerra estúpida entre humanos e dragões jamais terminaria se alguém não parasse o ciclo vicioso."

Porém, em uma época onde humanos e dragões vivem em guerra, seja por vingança ou não, Selene se vê novamente desolada quando em um dos dias em que praticava escondida de todos, sente um forte cheiro de queimado e observa que a Vila onde cresceu é consumida pelo fogo e tira a vida de todos que um dia conheceu. 


"Era preciso muito mais força para salvar um inimigo do que para matá-lo..."

"O segredo é seu para contar ou guardar. No entanto, ouça o que digo, segredos não duram para sempre. Um dia, inevitavelmente, eles vão descobrir."

Devastada, sem ter pra onde ir e fugindo, parte em direção ao norte sem saber o motivo concreto além  de sua intuição. Mas é no meio da fuga que se depara com um dragão da noite preso, que havia sido capturado por uma rede de caçadores e estava próximo do fim de sua vida. Cansada de tantas mortes, e vendo-o tão vulnerável, indefeso e aceitando seu cruel destino, Selene não pensa duas vezes ao salvá-lo transformando-o em humano, já que era a alternativa mais rápida para conseguir fugir com caçadores tão perto e o que sua essência gritava para fazer.


"Eu me sentia sozinha, precisava dele para me mantar sã. Será que ele tinha ideia de quão importante pra mim ele era? De alguma forma, ele se tornou um tipo de pilar de sustentação, me salvando de mim mesma."

Drake (como o dragão é chamado) acaba tendo sua vida salva pelo então "inimigo", e se vê curioso ao ter uma diferente percepção dos humanos, que o mesmo só tinha visto em um ciclo vicioso de vingança, morte e guerra. Sentindo-se também agradecido, resolve fazer uma promessa a Selene de que a acompanharia onde quer que fosse até ter salvado sua vida ao menos duas vezes, e a partir daí começa a aventura.


"Mas não dá para colocar todo mundo em grupos, ou nunca vamos conseguir conhecer as pessoas separadamente, nem entendê-las. Muito menos conseguir encaminhar para um fim pacífico."

Drake e Selene quebram todas as regras ao seguirem juntos em sua jornada. Enfrentam dificuldades, medos, questionam suas crenças, descobrem a amizade verdadeira e o amor, encaram o perigo e até mesmo a morte. São questionados por ambas as espécies e até mesmo por Deuses, recebem uma missão, descobrem segredos sobre o passado e também sobre o futuro, mas nada os faz parar a busca incessante sobre os próprios caminhos quando descobrem que podem ser a chave para acabar com a guerra entre raças que já dura anos.


"... ele via a realidade de um jeito diferente. Ele via com os olhos de quem queria ver a verdade, e não mascará-la com mensagens tendenciosas."

"Já vivi demais para saber que coincidências não existem, todas elas são uma ordem pré-determinada de fatores que não são orquestradas pelo acaso."

Com uma escrita leve e fluída, um universo inovador e um romance encantador, a leitura nos prende do início ao fim. Com características únicas a trama nos surpreende e nos faz sentir um misto de emoções tão surpreendente quanto cada mínimo detalhe, que foi pensado e escrito estrategicamente, de modo que nada ficasse perdido ou sem sentido.


"É uma mistura de intuição com instinto e um pouco de conhecimento e sabedoria. Poderia chamar isso de sensitividade."

"Ninguém deve amar outro acima de si mesmo. É uma fraqueza fácil de se manipular."

O livro foi narrado em capítulos sobre três perspectivas diferentes: Selene, Drake e personagens secundários, o que nos deixa a par de todos os acontecimentos e o modo de cada um ao pensar sobre determinada situação. E falando em personagens, todos eles são únicos, possuem forte personalidade e vão ter alguma importância durante a história. 


"Ela carregava uma energia de gentileza e mudança que o mundo estava desesperadamente precisando."

Vários temas foram abordados, dentre eles perdão, autoconhecimento, compreensão, e principalmente a mensagem de que vingança não nos leva a nada. Apesar de ser uma fantasia, a autora soube abordar e encaixar de forma sensacional diversas situações do nosso cotidiano que acabam passando despercebidas mas fazem toda a diferença na nossa forma de ver a vida, o que acaba nos fazendo pensar sobre nossas atitudes ou nossa forma de pensar sobre algumas coisas.


"... vingança é um sentimento que consome. O desejo por ela surge de quando algo está faltando na alma, um vazio que faz as pessoas procurarem alguma coisa para preenchê-los. Ironicamente, a conquista da vingança apenas cria um buraco ainda maior, um vazio ainda maior."

É uma obra muito completa, sem pontas soltas e que nos faz pedir por mais quando chega o fim. Todo o conjunto foi muito bem construído, desde a parte das histórias contadas por Selene e Drake que nos fazem conhecer mais sobre suas vidas, até o romance, que foi apresentando de forma muito espontânea, sem ficar forçado. 


"Traição, não importa o gênero, é abominável. Quando há um Enlace, é para a vida."

A diagramação é outro ponto positivo. As letras são pretas e de ótimo tamanho para leitura, as páginas são amarelas, temos uma mapa para ajudar a nos localizar na hora de ler, e a capa representa perfeitamente o livro, tendo os personagens principais desenhados, o que deixou ainda mais bonito e único. 


"Conhecer uma pessoa importante fazia diferença, provocava uma mudança de pensamento a ponto de fazê-lo tomar uma decisão."

(Meu exemplar autografado)

"E desde que eu te conheci, finalmente eu posso ser alguém melhor, quero me tornar alguém melhor. Essa força vem de você."

Eu adorei, aguardo ansiosa o próximo volume da série e super recomendo a leitura!! 


"O conhecimento, de qualquer tipo, deve ser preservado."

Espero que tenham gostado, um beijo e um queijo ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário