sábado, 10 de fevereiro de 2018

Resenha: Do que são feitas as estrelas? - Jana Meilman


Título: Do que são feitas as estrelas?
Autor(a): Jana Meilman
Editora: Star
Páginas: 255
Ano de lançamento: 2017
Onde comprar: Editora Star e Amazon (Ebook).
Sinopse: "O que as dificuldades que você enfrenta na vida tem a ver com as estrelas? A resposta para esta pergunta está no livro Do que são feitas as estrelas? Que narra a história de Malu, uma jovem atriz brasileira que vai em busca do seu sonho em Nova Iorque, para estudar na Watson School, uma das mais importantes escolas de artes cênicas do mundo, famosa por transformar seus alunos em grandes estrelas.
Na Watson, Malu conhece Sofia uma mexicana carismática que faz parte de uma família singular, e Lauren, uma irlandesa determinada e nada convencional. 
Juntas as três amigas viverão romances, aventuras e descobrirão a força da amizade.
No entanto, para realizar o sonho de tornar-se uma estrela, Malu terá que tomar decisões difíceis e superar uma tragédia inimaginável. E será no momento de maior escuridão da sua vida que Malu descobrirá do que são feitas as estrelas."


Malu é uma brasileira alfabetizada em português e inglês graças a sua mãe. Vive no Rio de Janeiro com sua família mas tem o sonho de estudar na Watson School, uma das escolas de artes cênicas mais prestigiadas do mundo e localizada em Nova Iorque. Com isso, Malu sempre se esforçou e se dedicou para conseguir realizar seu sonho, mas como sabemos que nada é fácil e a vida prega peças às vezes, as dificuldades só pioram quando sua avó fica doente e todas as economias da família são destinadas ao tratamento da mesma. 

"O importante é saber fazer a escolha certa diante daquilo que você é obrigada a enfrentar. Quando conseguimos essa chave, nem as circunstâncias mais difíceis que surgem em nosso caminho podem nos impedir de viver o propósito para o qual fomos criados, aquilo que realmente nos trará a felicidade."

Sendo obrigada a se empenhar ainda mais, a jovem se esforça dia e noite para conseguir recursos o suficiente para assim conseguir chegar onde deseja. Com muito esforço, finalmente conquistou uma vaga para fazer o teste presencial e as últimas etapas do processo seletivo na própria Watson, porém, logo no primeiro dia tem uma surpresa.

"A responsabilidade de ser feliz e bem sucedida é sua..."

Como sempre ouvimos dizer, "há males que vem para o bem" e apesar de tudo, Malu pôde conhecer suas inseparáveis amigas Sofia e Lauren. Ambas também tiveram que enfrentar diversos desafios para que pudessem estudar na aclamada escola, cada uma com seus obstáculos e dificuldades, já que Malu é brasileira, Sofia mexicana e Lauren irlandesa.

"Afinal, amigas de verdade não mentem, não omitem, não sentem medo de demonstrarem quem realmente são e o que verdadeiramente sentem. Não acham?"

Três garotas indo em busca do mesmo sonho, porém por caminhos diferentes que se cruzaram e mudaram completamente seus rumos. Logo nos primeiros dias uma amizade improvável surge e apesar de cultura diferentes, um elo surge e as torna irmãs. O que nenhuma delas esperava era o peso que essa amizade teria na vida das três e como seria importante na vida de cada uma para ajudá-las a enfrentar a saudade de casa, os conflitos que surgirão e os anos de curso. 


"Ao agradecermos por todas as coisas, inclusive pelas que não deram certo, nós mudamos o nosso ponto de vista, tiramos o oco das coisas ruins e aprendemos que tudo na vida tem um motivo para ser."

No entanto, tudo acontece com um propósito. Novos personagens nos são apresentados, assim como novos cenários e histórias. Temos a prova de que nossas escolhas de agora vão refletir no nosso futuro, que às vezes precisamos nos submeter às vontade de outros para alcançarmos certos objetivos, que as pessoas mudam, crescem e evoluem a todo momento,  e que principalmente as dificuldades que surgem em nossos caminhos são necessárias para nos mostrar o que realmente importa.


Cada personagem tem sua personalidade e se mostrará essencial em determinado momento na trama. O livro nos trás diversas lições, nos faz refletir, analisar, pensar, querer mudar para melhor e ainda assim, sonhar. Somos capazes de perceber que apesar de tudo, nunca estamos sozinhos e quando passamos por problemas, o que nos difere é a forma como o enfrentamos e seguimos em frente.

O livro surpreende da melhor forma. No começo já somos fisgados e sabemos que em algum momento algo vai acontecer para mudar tudo. Foi uma obra que me fez sentir todas as emoções possíveis, desde sorrir até chorar. 

Uma leitura rápida mas que precisa ser absorvida, já que não muda somente a vida dos personagens mas a nossa também. Aborda vários temas importantes, como: relações familiares e amorosas, drama, perdas, responsabilidade, suicídio, depressão, recomeço, determinação, perseverança e coragem.

É nítido o crescimento e amadurecimento de cada personagem no decorrer da história, assim como a da escrita da autora que só melhorou. E já que falamos de uma famosa escola de drama, vamos à principal lição da obra: A vida faz planos para nós, então adapte-se ao roteiro proposto e desempenhe seu melhor papel na peça.

Os sonhos foram feitos para serem conquistados e por trás de uma vitória sempre tem uma grande batalha, não desista. Recomendo que a leitura seja feita com uma caixa de lenços ao lado. Entrou para os favoritos sem pensar duas vezes!

E eu não podia esquecer de falar de mais um diferencial do livro, este é um que possui trilha sonora! Cada momento especial possui uma música para nos ajudar ainda mais a  imergir na história, basta baixar um aplicativo que leia QR Code para ter acesso à playlist no Youtube ou Spotify. 

Espero que tenham gostado, um beijo e um queijo ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário